19/06/2017
Filmes da Semana de 19 a 25 de junho

“Cem Homens e Uma Menina” - Segunda-feira (19/06), 14h; domingo (25/06), 21h - John Cardwell (Adolphe Menjou) é um músico desempregado que procura um emprego para sanar suas dívidas e não ser jogado na rua com sua filha Patrícia (Deanna Durbin). Ele não consegue, mas acha uma mala de dinheiro na rua e quita suas dívidas. Quando a filha descobre que o pai continua desempregado, faz de tudo para convencer o grande maestro Leopold Stokowski a reger uma orquestra composta apenas por músicos desempregados, para eles conseguam contratos.

“Perdidamente Tua”
- Terça-feira (20/06) 14h, sábado (24/06), 21h - Lily James (Lana Turner) é uma garota do interior que acaba se tornando uma modelo famosa. Passa a viver um romance com o milionário, dono de uma mina de cobre, Steve Harleigh (Ray Miland). Mas Harleigh é casado e sua esposa, Nora (Margaret Phillips), vive com sequelas de um acidente de carro provocado por ele. Steve se sente culpado pela infidelidade e Lily precisa decidir se vale a pena acabar com o casamento de uma mulher inválida em troca de sua própria felicidade.

“Águias Americanas”
- Quarta-feira (21/06), 14h; sexta-feira (23/06), 21h - No dia 6 de dezembro de 1941, o avião B-17 da Força Aérea Americana, apelidado de Mary Ann, decola para o Havaí para uma atividade de rotina. Neste dia, os japoneses atacam a base aérea de Pearl Harbor. Entretanto, a aeronave recebe ordens para se dirigir às Filipinas e os soldados americanos acabaram participando de um combate nas Ilhas Wake. A batalha ficou conhecida como "Mar de Corais".

“Os Sinos de Santa Maria” - Quinta-feira (22/06), 14h e 21h - O padre Chuck OMalley (Bing Crosby) chega para dirigir uma escola que está prestes a ser fechada. Lá, ele precisa trabalhar com a irmã Mary Benedict mas os dois têm vários conflitos. Entretanto, os dois se unem para tentar salvar a escola e convencer um construtor milionário, Horace Bogardus (Henry Travers), a doar um prédio para uma nova escola.

“Sagrado e Profano” - Quarta-feira (21/06), 21h; sexta-feira (23/06), 14h - Paul Aubert (Robert Mitchum) e Jean Renaud (Richard Hart) são prisioneiros de guerra em um campo na Alemanha. Na tentativa de fugir do campo, Paul leva um tiro e somente Jean acaba escapando. Jean vai em procura de Marise (Greer Garson), esposa de Paul, de quem ele falava muito durante o cativeiro mas, na sua busca por Marise, Jean não está a salvo dos acontecimentos da guerra.

“Como era Verde o Meu Vale”
- Terça-feira (20/06) 21h, sábado (24/06), 14h - Ao se preparar para deixar o vale onde cresceu, Huw Morgan (Roddy McDowall), revisita toda sua vida. Ele relembra momentos com seu pai nas minas de carvão, sua mãe e irmã cuidando da casa e todas as dificuldade que sua família enfrentou para viver naquele lugar.

“Serenata Azul” - Segunda-feira (19/06), 21h; domingo (25/06), 14h-  Bill Abbott (George Montgomery) é músico de uma orquestra (regida por Glenn Miller) que está em turnê. Ele acaba casando com uma de suas fãs, Connie (Ann Rutherford). Após um tempo de "estrada", Connie começa a ficar infeliz com a rotina. A situação piora quando ela desconfia que seu marido possa estar envolvido com um antigo amor. A briga entre eles pode acabar não só com o casamento mas com a união da orquestra.
 
13/06/2017
Experiência Africana no Brasil 13/jun

     O Conhecendo a UFRGS desta semana apresenta o Grupo de Pesquisa A Experiência dos Africanos no Brasil.  O grupo nasceu com o objetivo de combater a ideia de que quase não houve escrevidão na região sul, de acordo com a forma como entendemos a história do nosso país e do nosso estado.

      A iniciativa, criada em 2002, integra pesquisadores e estudos de diferentes regiões do país e traz visibilidade a temas como a cultura afro-brasileira e a história da escravidão na África e no Brasil.

     O Conhecendo a UFRGS - A Experiência dos Africanos no Brasil vai ao ar na terça-feira (13/06), às 18h e às 23h, e na quarta-feira (14/06), às 8h e às 13h, no espaço Conhecendo a UFRGS.
 
12/06/2017
Filmes da Semana de 12 a 18 de junho

"Sissi” (segunda-feira (12/06), 14h; domingo (18/06), 10h): A jovem princesa da Baviera, Isabel, mais conhecida como Sissi (Romy Scheneider), conhece casualmente o imperador da Hungria, Franz Joseph (Karlheinz Bohm), e eles apaixonam-se um pelo outro. Mas Joseph está prometido para casar-se com a irmã mais velha de Sissi, Helena (Uta Franz). Sissi e Joseph encontram grandes barreiras para ficarem juntos.
 
“Sissi, a Imperatriz" (terça-feira (13/06), domingo (18/06), 10h): Após seu casamento com o imperador da Hungria Franz Joseph (Karlheinz Bohm), Sissi (Romy Scheneider) passa a ter problemas de relacionamento com a mãe de Joseph, Sofia (Vilma Degischer). Quando nasce a primeira filha do casal, Sofia retira a neta de Sissi por não achá-la adequada para tomar conta da criança. Perturbada, Sissi retorna para a casa dos pais mas Joseph vai atrás dela e a convence a assumir seu papel de Imperatriz da Hungria.

“Sissi e seu Destino” (quarta-feira (14/06), 14h; domingo (18/06), 14h): Sissi (Romy Scheneider), vive uma vida feliz com seu marido Franz Joseph (Karlheinz Bohm)  e prova seu valor como Imperatriz da Hungria. Porém, ela passa a sofrer de uma grave doença pulmonar e precisa viajar para lugares ensolarados. Após a recuperação, ela precisa ir para a Itália, onde seu país precisam de suas habilidades diplomáticas para resolver problemas.

"Laços Eternos” (quarta-feira (14/06), 21h; quinta-feira (15/06), 14h; domingo (18/06), 16h): Um musical que tem a estrela Deanna Durbin como Penelope Craig, uma jovem sonhadora, apaixonada por um homem muito mais velho do que ela, Bill Morley (Joseph Cotten). Penelope não descansará até fazer de Bill o seu marido.

"Serenata Tropical" (sexta-feira (16/06), 14h; sábado (17/06), 21h; domingo (18/06), 18h): Quintana é uma tradicional família na criação de Cavalos na Argentina. Entretanto Diego Quintana (Henry Stephenson) nega-se a negociar seus cavalos com Binnie Crawford (Charlotte Greenwood), devido a uma rixa entre suas famílias. Mas Diego apaixona-se por Glenda Crawford (Betty Grable) e promete vender-lhe um cavalo, sem saber que ela era uma Crawford, o que gera uma série de situações complicadas.
 
05/06/2017
Ópera "Madame Butterfly" no dia 10/jun

     “Madame Butterfly” é uma ópera em três atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseada no drama de David Belasco.

      Em uma época em que muitos oficiais dos Estados Unidos casavam-se com jovens japonesas para fortalecer os laços entre os países, um tenente da marinha estadunidense se apaixona por uma gueixa japonesa. Entretanto, uma união sob essas condições, muitas vezes, acaba de forma trágica.

      A gravação apresenta Plácido Domingo, Mirella Freni e Christa Ludwig com a Orquestra Filarmônica de Berlim sob a regência de Herbert Von Karajan.

      A UNITV exibe "Madame Butterfly" neste sábado, dia 10 de junho, às 14h.
 
05/06/2017
Fimes da Semana de 05 a 11 de junho

"Simbad e a Princesa” (segunda-feira (05/06), 14h; domingo (11/06), 10h): Simbad (Kerwin Matthews) enfrenta uma grande aventura para salvar sua amada Princesa Parisa (Kathryn Grant), enfeitiçada pelo mago Sokurah (Torin Thatcher). Em sua jornada, o herói encara monstros lendários como um cíclope devorador de homens, um dragão cuspidor de fogo e Roc, um feroz pássaro de duas cabeças.
 
“Estranha Ilusão"
(terça-feira (06/06), domingo (11/06), 10h): Paul Cartwright (Jimmy Lydon) é um adolescente cujo pai falecera num acidente de carro. Depois disso, Paul passa ter sonhos sobre o ocorrido, aonde Brett Curtis (Warren William), o pretendente de sua mãe viúva, Sally Eilers (Virginia Cartwright), estaria envolvido na trágica morte de seu pai.

“Tensão em Shangai” (quarta-feira (07/06), 14h; domingo (11/06), 14h): A bela Poppy (Gene Tierney) é apaixonada pelo gigolô Omar (Victor Mature). Eles vivem no submundo de Shangai, território controlado por Sling Gin (Ona Munson). Omar aproveita-se do amor e dos problemas com o alcoolismo de Poppy para envolver a jovem num esquema de vingança contra um empresário chinês muito poderoso.

"A Comédia dos Acusados" (quarta-feir a (07/06), 21h; quinta-feira (08/06), 14h; domingo (11/06), 16h): O detetive Nick (William Powell) e sua esposa Nora (Myrna Loy) voltam para São Francisco depois de passar férias em Nova Iorque. Ele aceita ajudar Selma (Elissa Landi) a encontrar o marido desaparecido. Mas o marido aparece morto por um tiro e outros assassinatos como este acontecem na cidade. Nick reúne todos os suspeitos numa sala para descobrir o assassino.

"A Paixão de uma Vida" (sexta-feira (09/06), 14h; sábado (10/06), 21h; domingo (11/06), 18h): Baseado na história real de Marty Maher. Após se endividar, Marty (Tyrone Power) acaba se alistando no exército. Lá ele descobre sua vocação e após anos torna-se um exemplo para as novas gerações.
 
02/06/2017
Especial Semana da África 03/jun

     A 5ª Semana da África, ocorrida entre 23 e 26 de maio no Salão de Atos da UFRGS, discutiu a relevância social, cultural e política das mulheres no passado e presente do continente africano. Também foram realizadas oficinas voltadas ao público infanto-juvenil e sessões de apresentação de trabalhos acadêmicos sobre diversos aspectos dos povos africanos. 

     Desde 2013 a Semana da África, produzida e organizada pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS) e pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), vem sublinhando a importância e a diversidade do continente africano, desmitificando uma série de estereótipos além de apresentar a incentivar estudos a respeito de África dentro da Universidade.

     O Especial 5ª Semana da África vai ao ar no sábado (03/06) às 18h e às 23h; no domingo (04/06) às 18h e segunda-feira (05/06) às 8h, no espaço Em Sintonia Com/Efêmera Arte.
 
31/05/2017
Insônia é o tema do Viver com Saúde

     O programa VIVER COM SAÚDE tem como convidado, nesta semana, o pneumologista Fabio Maraschin Haggstram, do Hospital São Lucas da PUCRS.
     Especialista em Medicina do Sono, o médico fala sobre a insônia, distúrbio que prejudica muito a qualidade de vida das pessoas.
     Respondendo a perguntas do diretor e apresentador do programa, jornalista Carlos Alberto Carvalho, Fabio focaliza causas e tratamento da insônia, além de fazer sugestões quanto a procedimentos para dormir bem.
     O programa vai ao ar nesta segunda-feira (29/05), às 21h, com reapresentações: na terça-feira (30/05), às 22h30min; quarta-feira (31/05), às 07h30min; quinta-feira (01/06), às 12h; e sábado (03/06), às 20h30min.
 
29/05/2017
Ópera "Adriana Lecouvreur" sábado 03/jun

     "Adriana Lecouvreur" é uma ópera em quatro atos de Francesco Cilèa, com libreto de Auturo Calautti, baseada na peça homônima de Eugène Scribe e Ernest Legouvé.

     Adriana Lecouvreur é uma grande estrela da Comédie Française, que ama o Conde de Saxe, Maurizio. A Princesa de Bouillon também deseja o Conde e a história acaba se desenrolando numa grande tragédia.

     A gravação a ser apresentada foi realizada com a Orquestra  e Coral da Alla Scala de Milão  sob a regência de Gianandrea Gavazzeni e a participação de Mirella Freni, Peter Dvorsky e Fiorenza Cossoto,

     A UNITV apresenta "Adriana Lecouvreur" neste sábado, dia 03 de junho, às 14h.
 
29/05/2017
Filmes da Semana de 29/mai a 04/jun

"A Feiticeira” (segunda-feira (29/05), 14h; domingo (04/06), 10h): Leo Vincey é convencido que um de seus antepassados teria encontrado a “chama da vida”, que confere vida eterna às pessoas. Vincey começa uma aventura em busca do artefato e acaba encontrando a tribo Kor, numa caverna na Sibéria. A rainha da tribo acredita que Leo Vincey é a reencarnação do seu amante de 500 anos antes e convida-o a entrar na chama da vida para viverem juntos por toda a eternidade.
Elenco:  Randolph Scott, Nigel Bruce Helen Gahagan.
Ano: 1935
 
“Otelo"
(terça-feira (30/05), domingo (04/06), 10h): Filme inspirado na obra de William Shakespeare. Otelo é um general mouro que conhece seu amor, Desdemona, em Veneza. O casal foge e passa a enfrentar a resistência de Iago, o homem para quem Desdemona estava prometida.
Elenco:  Orson Welles, Suzane Cloutier e Micheál MacLiammóir.
Ano: 1952

“A Viuvinha Indomável”
(quarta-feira (31/05), 14h; domingo (04/06), 14h): Com dois filhos para criar, Jane Osgood ganha a vida vendendo lagostas. Por descuido da estação de trem, ela perde um carregamento inteiro de lagostas. Ela tenta recuperar seu prejuízo processando o diretor da ferrovia, Harry Foster Malone e, para isso, ela conta com a ajuda de seu amigo, o advogado George Denham.
Elenco:  Doris Day, Hernie Kovacs e  Jack Lemmon.
Ano: 1959

"Tempero do Amor" (quarta-feira (31/05), 21h; quinta-feira (01/06), 14h; domingo (04/06), 16h): Depois de um jantar na casa de uma cliente de seu marido Gerald Boyer, Beverly Boyer acaba sendo convidada para ser a garota propaganda de uma marca de sabão. Só que o novo trabalho acaba causando a ela muitos problemas familiares por ter pouco tempo para dedicar a família.
Elenco:  James Garner,  Doris Day e Arlene Francis.
Ano: 1963

"Trinta Segundos Sobre Tóquio" (sexta-feira (02/06), 14h; sábado (03/06), 21h; domingo (04/06), 18h): O filme é baseado na missão Doolitlle, a primeira ação de retaliação dos Estados Unidos contra o Japão após o ataque à Pearl Harbor. Sob o comando do Coronel Jimmy Doolittle, soldados americanos encontrarão situações muito adversas para realizar um ataque contra a cidade de Tóquio.
Elenco: Spencer Tracy,  Robert Walker e Van Johnson.
Ano: 1944
 
26/05/2017
Arnaldo Antunes na UNITV 26/mai

     O primeiro programa da temporada 2017 do projeto Unimúsica, série “Poesia, Então”, traz o cantor, poeta e compositor Arnaldo Antunes.
     No show “A Casa é Sua”, realizado no Salão de Atos da UFRGS, junto com os músicos André Lima e Chico Salem, Arnaldo nos apresenta uma atmosfera mais intimista da sua composição, pondo em evidência as letras das canções. 
     A primeira parte do Unimúsica - Arnaldo Antunes vai ar na sexta (26/05) às 18h e às 23h; no sábado (27/05) e segunda-feira (29/05) às 13h, no espaço Unimúsica/Som no Salão.
 
 
© UNITV – TV Universidade. Todos os direitos reservados.
Campus Central da UFRGS • Rua Sarmento Leite, 426 • Centro • Porto Alegre/RS
(51) 3308.3017 • radiodir@ufrgs.brwww.unitv.tv.br
 
  UNITV Documenta
10h30min
 
 
  Rede IFES
13h00min
 
 
  Erudito
13h30min