17/07/2017
Evolução Humana e Molecular 18/07

     O Conhecendo a UFRGS desta semana apresenta o Laboratório de Evolução Humana e Molecular (LEHM), que pesquisa a genética de populações nativas americanas e neo americanas.

     As pesquisas realizadas pelo LEHM buscam aprender a diversidade intra e interpopulacional, a ancestralidade genômica e como se deu a evolução molecular de genes com características morfológicas, resgantando, assim, a memória dessas populações.

     O programa vai ao ar terça-feira (18/07) às 23h e reprisa na quinta-feira (20/07) às 18h e no sábado (22/07) às 13h, no espaço conhecendo a UFRGS. Confira!
 
14/07/2017
Física do Crime Organizado 17/07

     Nesta edição do Simplifísica, o doutorando Bruno Requião da Cunha, do Instituto de Física da UFRGS, expõe como a pesquisa que ele realiza pode ser um instrumento importante no combate ao crime organizado.

     Na palestra “A Física do Crime Organizado”, Bruno nos explica como a teoria de redes pode ser aplicada para desarticular grandes esquemas criminosos.

    Esta segunda parte da palestra "A Física do Crime Organizado" vai ao ar na segunda-feira (17/07) às 13h, no espaço Simplifísica, com reapresentações na quinta-feira (20/07) às 23h e sábado (22/07) às 18h.

 
14/07/2017
Filmes da Semana de 17 a 23 de julho

Emboscada Heróica (segunda-feira (17/07), 21h; domingo (23/07), 14h) - Para entrar no exército da União, o capitão confederado Alan Scott disfarça-se de vendedor de cavalos. O capitão precisa de informações da União para executar o plano dos confederados: atacar o arsenal de Lawerence, no Kansas.
Diretor: Edward Bernds
Elenco:Steve Cochran, Diane Brewster, Leo Gordon, Gale Robbins, Will Wright e Kim Charney.
Ano: 1958

O Circo (terça-feira (18/07) 21h, sábado (22/07), 14h) - Um vagabundo de rua está prestes a ser acusado de roubo. Em fuga, ele acaba entrando num picadeiro em meio a uma apresentação do circo. As trapalhadas dele fazem enorme sucesso junto a plateia.
Diretor: Charles Chaplin
Elenco: Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Merna Kennedy, Harry Crocker, George Davis e Henry Bergman.
Ano: 1928

Combinação Invencível (quarta-feira (19/07), 21h; sexta-feira (21/07), 14h) - O astro do beisebol Grover Cleveland vive o pior momento de sua carreira. Com problemas de saúde e entregue ao alcoolismo, o atleta conta com o apoio e os cuidados de sua esposa para retornar ao esporte.
Diretor: Lewis Seiler
Elenco: Ronald Reagan, Doris Day, Frank Lovejoy, Eve Miller, James Milican, Russ Tamblyn e Gordon Jones.
Ano: 1952

Original Pecado (quinta-feira (20/07), 14h e 21h) - Connie Milligan mora com dois homens, o simpático Benjamin Dingle, para quem ela aluga metade da casa, e Joe Carter, para quem Benjamin aluga metade da sua parte. Esta combinação resulta num divertido romance a três.
Diretor: Geroge Stevens
Elenco:  Jean Arthur, Charles Coburn, Joel McCrea, Ann Doran e Ann Savage.
Ano: 1943

Ela e o Príncipe (quarta-feira (19/07), 14h; sexta-feira (21/07), 21h) - Num hotel luxuoso, a professora de patins Lili Heiser repara em um homem que aparece todas as manhãs. Eles vivem um romance, mas ele não é um turista qualquer. Ele é um príncipe buscando uma nova vida.
Diretor: Sidney Lanfield
Elenco:  Sonja Henie, Tyrone Power, Arthur Treacher, Raynond Walbum, Joan Davis Sig Ruman e Alan Hale.
Ano: 1937


Estranha Compulsão
(terça-feira (18/07) 14h, sábado (22/07), 21h) - O experiente advogado Jonathan Wilk é contratado para um caso de assassinato. Os réus são dois jovens de famílias ricas, Judd Steiner e Artie Straus, que acreditam ser intelectualmente superiores, mas cometem um erro na tentativa de fazer um crime perfeito. Filme baseado em fatos reais.
Direção: Richard Fleischer
Elenco: Dean Stockwell , Bradford Dillman, Orson Welles, Daine Varsi, E.G. Marshall, Martin Milner e Richard Anderson
Ano: 1959


Fort Bravo
(segunda-feira (17/07), 14h; domingo (23/07), 21h) – O Capitão Roper é um oficial na Guerra da Secessão que tem como principal objetivo capturar confederados que tentam fugir do Forte Bravo. Ele encontra a bela Carla Forester que, ao contrário, quer ajudar os prisioneiros a fugir. Os dois acabam se apaixonando.
Diretor: John Sturges
Elenco:  Eleanor Parker,  William Holden, John Forsythe, William Demarest, Richard Anderson e Polly Bergen.
Ano: 1953
 
14/07/2017
Engenharia na UNITV traz dois projetos

     O Programa Engenharia na UNITV apresenta nesta edição dois quadros relacionados ao transporte rodoviário.
     O quadro "Engenharia Aplicada" destaca o Projeto Ponto de Partida, coordenado pelos professores Daniel Garcia e Cristhine Nodari. Esse projeto é utilizado como metodologia de ensino da disciplina de "Rodovias". Os alunos formam grupos de estudos como se fossem consórcios de construtoras e propõem a construção de estradas. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Viamão e o Departamento de Engenharia de Produção e Transportes, os alunos simulam construir uma estrada na área conhecida como "Branquinha", localizada nesse município. Ao final da tarefa, engenheiros da Prefeitura participam das bancas de apresentação dos trabalhos dos alunos.

     Já o quadro "Engenharia Itinerante" apresenta o Projeto de Mitigação de Acidentes na BR 101, Trecho Sul, envolvendo cargas de produtos perigosos. O Projeto de Mitigação é coordenado pela professora Aline Marian Callegaro, sendo uma parceria entre a Escola de Engenharia da UFRGS, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a empresa Triunfo-Concepa. A reportagem acompanhou a doação de equipamentos no Comando do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre, ação ligada às metas do projeto.
     Com produção da TV Engenharia, do Núcleo de Tecnologias da Informação e de Comunicação, esta edição do Engenharia na UNITV vai ao ar nesta segunda, dia 17 de julho, às 10h e às 20h30min.


 
10/07/2017
Filmes da Semana de 10 a 16 de julho

Homens do Deserto (segunda-feira (10/07), 21h; domingo (16/07), 14h) - O sargento Mike Kincard, da Legião Estrangeira Francesa, descobre que haverá um ataque ao Forte de Tarfa. Ele então destaca nove legionários para prevenir o atentado. Durante a aventura, a atrapalhada tropa encontra as odaliscas dos haréns do Saara, o que pode complicar sua missão.
Diretor: Willis Goldbeck
Elenco: Burt Lancaster, George Tobias, Gerald Mohr, Gilbert Roland, John Dehner, Kieron Moore e Mike Mazurki.
Ano: 1951

Galante e Sanguinário (terça-feira (11/07) 21h, sábado (15/07), 14h) - Dan Evans passa por problemas financeiros e resolve escoltar o criminoso recém capturado Ben Wade, até a cidade de Yuma, em troca de uma recompensa. Durante a viagem, capangas de Wade, pessoas querendo se vingar do bandido, além de uma grande recompensa oferecida pelo fora da lei, vão tornar a missão de Evans muito desafiadora.   
Diretor: Delmer Davis
Elenco:  Van Heflin,  Glenn Ford, Felícia Farr, Leora Dana, Henry Jonese George Mitchell.
Ano: 1957

Heróis de Barro (quarta-feira (12/07), 21h; sexta-feira (14/07), 14h) - Depois de uma ação da cavalaria americana em 1916 contra Pancho Villa, o oficial condecorado injustamente Tom Thorn recomenda quatro homens para a medalha de honra. Porém, Tom depois descobre que eles foram motivados por ambição e racismo.
Diretor: Robert Rossen
Elenco: Gary Cooper, Rita Hayworth, Tab Hunter, Van Heflin e Arthur Hanson.
Ano: 1959

Fúria Sanguinária (quinta-feira (13/07), 14h e 21h) - Cody Jarrett é um líder de criminosos.  Após um assalto a um trem que resultou em quatro mortes, para não receber pena de morte, ele se entrega para a polícia. Na cadeia, a polícia infiltra um informante como seu companheiro de cela.
Diretor: Raoul Walsh
Elenco: James Cagney, Virginia Mayo, Edmond OBrien e Margaret Wycherly.
Ano: 1949

Acordes do Coração
(quarta-feira (12/07), 14h; sexta-feira (14/07), 21h) - Paul Boray é um jovem violinista que se envolve com Helen Wright, uma mulher rica, mecenas e alcoólatra.  Eles vivem uma relação cheia de conflitos e sentimentos de culpa.
Diretor: Jean Negulesco
Elenco: Joan Crawford, John Garfield, Oscar Levant e Ruth Nelson.
Ano: 1946

Grande Hotel
(terça-feira (11/07) 14h, sábado (15/07), 21h) - Um luxuoso hotel em Berlim recebe um grupo inusitado de hóspedes. Entre eles, a dançarina Grusinskaya, o aristocrata Felix von Geigern, Otto Kringelein, um homem à beira da morte, e o grande empresário Flaemmchen.
Direção: Edmund Goulding
Elenco: Joan Crawford, Greta Garbo, Lewis Stone, Wallace Beery, Lionel Barromore e John Barrimore.
Ano: 1932

Um Dia em Nova Iorque (segunda-feira (10/07), 14h; domingo (16/07), 21h) - O musical conta um dia de folga de três jovens marinheiros, Gabey, Chip e Ozzie, que procuram a garota pela qual se apaixonaram pelas ruas de Nova Iorque. Durante este dia, eles vivem uma grande aventura cantando, dançando e vivendo amores pela cidade.
Diretores: Stanley Donen e Gene Kelly
Elenco:Gene Kelly, Frank Sinatra, Jules Munchin, Bety Garrett, Ann Miller, Vera-Ellen, Hans Coried e Bea.
Ano: 1949
 
03/07/2017
Filmes da Semana de 03 a 09/julho

Esse Impulso Maravilhoso (segunda-feira (03/07), 21h; domingo (09/07), 14h) - Sara Farley (Gene Tierney) ficou rica ao receber sua herança. Desde então, ela passa a ser perseguida pela imprensa, que busca detalhes da sua vida. Um dia ela revela que casou em segredo com o repórter Thomas Jefferson Tyler (Tyrone power), causando grande tumulto.

O Homem que Sabia Demais (terça-feira (04/07) 21h, sábado (08/07), 14h) - O casal Bob (Leslie Banks) e Jill Lawrence (Edna Best) passa suas férias junto com a sua filha Betty (Nova Pilbeam). Durante as férias, um amigo da família, Louis Bernard (Pierre Fresnay),  é assassinado. Antes de morrer, Louis deixa uma mensagem para Jill informando que pertencia ao serviço secreto britânico e que sabia de detalhes de um plano para assassinar um político inglês. O assassino de Louis desconfia que este passou a mensagem para Bob e Jill e sequestra a filha deles. Agora o casal precisa investigar o paradeiro de sua filha para salvá-la.

No Velho Arizona (quarta-feira (05/07), 21h; sexta-feira (07/07), 14h) - O esperto Cisco Kid (Warner Baxter) carrega o apelido de Robin Hood, no chamado Velho Oeste Americano, devido às suas ações. Cisco namora com Tonia Maria (Dorothy Burgess), sendo que ela também mantém um caso com o Sargento Mickey Dunn do Exército norte-americano (Edmund Lowe). Juntos,  Tonia e Mickey elaboram um plano para pegar Cisco Kid. Entretanto, ele tem uma carta na manga.

Renegado Heróico (quinta-feira (06/07), 14h e 21h) -  Lex Kearney (Gary Cooper), major do exército estadunidense, que tinha sido expulso da sua tropa por covardia, se oferece para ser espião numa missão secreta. Ele precisa descobrir o destino de um carregamento de cavalos que fora roubado. Para isso, ele se infiltra entre os bandidos até conquistar a confiança deles.

O Toque Mágico (quarta-feira (05/07), 14h; sexta-feira (07/07), 21h) - O jornalista estadunidense Stephen Fitzgerald (Tyrone Power) vai a Irlanda passar um período de férias. Lá ele encontra um duende que volta com ele para Nova Iorque e passa, então, a ser a sua consciência. Ele casa-se com a irlandesa Nora (Anne Baxter), abandona seus sonhos e passa a ser um escritor.

Núpcias de Escândalo (terça-feira (04/07) 14h, sábado (08/07), 21h) - Tracy (Katharine Hepburn) passou por um divórcio difícil. Agora ela pretende casar-se com um homem simples, característica que ela encontra em Macaulay Connor (James Stewart). Mas o ex-marido dela, Dexter Haven (Cary Grant), aparece para estragar o casamento.

A Mulher Faz o Homem (segunda-feira (03/07), 14h; domingo (09/07), 21h) - Jefferson Smith (James Stewart) vem do interior para a capital, Washington, para se tornar senador. Mas Smith descobre rapidamente os interesses escusos que movem os congressistas. Mesmo mantendo sua posição firme, ele passa a sofrer calúnias que tentam o derrubar na vida pública.
 
29/06/2017
Engenharia na UNITV desta segunda, 03/07

     A segunda edição do Programa Engenharia na UNITV destaca dois programas da TV Engenharia.
     O quadro “Engenherandos” apresenta a equipe Nautilus, criada em 2016 com o projeto de nautisdesign. O objetivo da equipe é o de participar do Duna (Desafio Universitário de Nautilismo) na Universidade Federal de Santa Catarina. Ao construir um barco, os estudantes aprendem e aplicam conhecimentos da área da engenharia naval.
     O quadro “Atlética Estudantil” apresenta a competição IntegraEng 2017, organizada pela Associação Atlética da Escola de Engenharia, uma competição interna entre os cursos de engenharia que durou nove dias, com diversas modalidades esportivas.
     Esta edição do Engenharia na UNITV vai ao ar nesta segunda, dia 3 de julho, às 10h e às 20h30min.

 
29/06/2017
Guacira Lopes Louro 02/julho

     28 de junho é o Dia Internacinal do Orgulho LGBTT, marco na luta pelo respeito à diversidade sexual e de gênero. Em celebração a esta importante data, a UNITV reprisa, nesta semana, o programa "Em Sintonia Com" gravado com a professora Guacira Lopes Louro.

     Ela debate sobre relação de gênero, sexualidade e teoria queer, principais temas de suas pesquisas, além de lembrar do seu tempo de estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

     O programa vai ao ar no domingo (02/07) às 23h, terça-feira (04/07) às 18h e na quinta-feira (06/07) às 13h, no espaço Em Sintonia Com.
 
26/06/2017
Filmes da Semana de 26/jun a 02/jul

Les Girls (segunda-feira (26/06), 21h; domingo (02/07), 14h) - A ex-bailarina da companhia “Nichols and Les Girls”, Sybil Wren (Kay Kendall), publica um livro com suas histórias dos tempos de estrelato. Porém, ela revela partes da intimidade de sua colega Angele (Taina Elg). Sybil é processada por difamação e a única pessoa capaz de esclarecer os fatos é Barry Nichols (Gene Kelly), o dono da companhia.

Rastros de Ódio (terça-feira (27/06) 21h, sábado (01/07), 14h) - Um veterano da Guerra Civil norte-americana, Ethan Edwards (John Wayne), tem seu irmão e esposa assassinados por comanches, logo após voltar do combate. Além disso, a tribo ainda raptou suas duas filhas. Edwards parte pelo deserto do Texas a procura das filhas e em busca de vingança.

Rose Marie
(quarta-feira (28/06), 21h; sexta-feira (30/06), 14h) - Neste musical, Marie Flower (Jeanette MacDonald)  está a procura de seu irmão foragido, John Flower (James Stewart), que está ferido. Na busca, ela conhece o sargento Bruce (Nelson Eddy), que também está tentando encontrar Flower. A aproximação dos dois resulta em um romance com direito a diversos duetos de amor.

Raposa do Espaço
(quinta-feira (29/06), 14h e 21h) - O major Cleve Saville (Robert Mitchum) recebe uma missão de resgate em plena Guerra da Coreia. Além dos riscos da operação, Saville também precisa lidar com o tenente Ed Powell (Robert Wagner), um novato insubordinado e com a paixão que sente pela esposa do tenente Carl Abbott (Lee Phillips), seu colega de esquadrilha.

Rua dos Conflitos (quarta-feira (28/06), 14h; sexta-feira (30/06), 21h) - Dan Mitchell (Randolph Scott) é o delegado da pequena cidade de Abilene. Ele vive um conflito amoroso: não sabe se gosta de Sherry Balder (Rhonda Fleming) ou da bailarina Rita (Ann Dvorak). Enquanto isso, a cidade é atacada por ladrões de gado que provocam um tiroteio na cidade.

Cidadão Kane
(terça-feira (27/06) 14h, sábado (01/07), 21h) - Antes de morrer, o grande empresário da imprensa estadunidense Charles Foster Kane fala uma última palavra: “Rosebud”. O jornalista Jedediah Leland (Joseph Cotten), intrigado com esta palavra, investiga a vida de Kane para tentar descobrir o significado da expressão.

Ritmo Louco
(segunda-feira (26/06), 14h; domingo (02/07), 21h) - Apaixonado por Margaret Watson (Betty Furness), o talentoso sapateador Lucky Garnett (Fred Astaire), vai à Nova York conseguir dinheiro para o casamento. Lá ele conhece a bailarina Penny Carrol (Ginger Rogers), com quem forma um par na dança, começando assim uma nova paixão.
 
23/06/2017
"Engenharia na UNITV" estreia dia 26/jun

     Nesta segunda-feira, dia 26 de junho, estreia o programa “Engenharia na UNITV”, produzido pela TV Engenharia.
     A TV Engenharia foi criada em 2014 e faz parte do Núcleo de Comunicação da Escola de Engenharia. tendo como objetivo promover conhecimento e debate para sua grande comunidade acadêmica e para quem tem interesse em pesquisas e assuntos do setor.
     O programa "Engenharia na UNITV" conta com oito quadros que procuram abranger todos os assuntos que englobam a Escola, a realização de seus alunos, os vários projetos, além de grandes nomes que vivenciam esta área do conhecimento.  O programa de estreia traz uma entrevista com o Diretor da Escola de Engenharia, Prof. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. A exibição do programa será às segundas-feiras às 10h com reapresentação às 20h30.
 
 
© UNITV – TV Universidade. Todos os direitos reservados.
Campus Central da UFRGS • Rua Sarmento Leite, 426 • Centro • Porto Alegre/RS
(51) 3308.3017 • radiodir@ufrgs.brwww.unitv.tv.br
 
  Simplifísica: Números - Parte 1
23h00min
 
 
  Erudito
23h30min
 
 
  21/jul/2017


Erudito
00h00min