24/04/2017
Ópera "Manon Lescaut" no sábado, 29/04

"Manon Lescaut" é uma ópera em quatro atos de Giacomo Puccini, com libreto baseado na novela "L.Histoire du Chevalier Des Grieux et de Manon Lescaut", de Abade Prévost.

Os jovens Des Grieux e Manon Lescaut encontram-se numa estalagem durante uma viagem e acabam apaixonando-se após curta conversa. Decidem fugir e viver esse amor enfrentando todos desafios dessa decisão.

A gravação  a ser apresentada foi realizada com a Metropolitan Opera, sob a regência de James Levine, e apresenta Plácido Domingo e Renata Scotto nos papéis principais

A UNITV apresenta "Manon Lescaut" neste sábado, dia 29 de abril, às 14h.
 
24/04/2017
Filmes da Semana de 24 a 30 de abril

"Charlie Chan - Assassinato em Nova York" (segunda-­feira (24/04), 14h; domingo (30/04), 10h): Charlie Chan (Sidney Toler) viaja para uma convenção policial, em Nova York, na companhia de seu amigo Hugh Drake (Frederick Worlock). Drake está trabalhando na investigação de um grupo terrorista. No dia seguinte à chegada deles, os tiras vão a um jantar e quando Chan chega no local encontra seu amigo morto na biblioteca, envenenado por um gás letal. O detetive percebe que o crime só pode ter sido cometido por um dos convidados e começa a investigá-los.

"Meu Ofício é Matar" (terça-feira (25/04), domingo (30/04), 10h): A visita do presidente dos Estados unidos movimenta a pequena cidade de Suddenly, na Califórnia. Momentos antes da chegada do trem que transporta a autoridade máxima norte-americana, o atirador John Baron (Frank Sinatra), faz a família Benson refém. A casa dos Benso é estratégicamente posicionada próxima à estação de trem, local perfeito de onde Baron pretende executar seu plano: matar o presidente.
 
“Suprema Conquista” (quarta­-feira (26/04), 14h; domingo (3004), 14h): Oscar Jaffe (John Barrymore) é um diretor de teatro que faz grande sucesso com suas peças. A principal estrela de seus espetáculos é Lily Garland (Carole Lombard) que, cansada de ser mal tratada pelo chefe, decide abandoná-lo e vai para Hollywood tentar carreira no cinema. Após perder a protagonista, os trabalhos de Jaffe perdem o público, e o ele fica enterrado em dívidas. Sem ver outra opção para seus problemas financeiros, ele vai atrás de Lily tentar convencê-la a reestabelecer a antiga parceria.
 
"Lilly, a Teimosa" (quarta­-feira (26/04), 21h; quinta-­feira (27/04), 14h; domingo (30/04), 16h): Lilly Mars (Judy Garland) tem como grande sonho de sua vida ser uma atriz reconhecida. Ela tenta a qualquer custo mostrar seu trabalho para o produtor John Thornway (Van Heflin) lhe dê uma chance para atuar, mas ele não dá grandes oportunidades à jovem. As vespearas do espetáculo a atriz principal o acaba não podendo atuar e Lilly tem sua tão esperada chance nos palcos.
 
"Melodia da Broadway de 1940" (sexta­-feira (28/04), 14h; sábado (29/04), 21h; domingo (30/04), 18h): Estrela da Broadway, a bailarina Clare Bennett (Eleanor Powell) precisa de um novo companheiro de dança. Seu produtor vai atrás de Johnny Brett (Fred Astaire) para formar o par com Clare, mas ele acha que o homem veio cobrar-lhe dívidas e acaba se apresentando com outro nome. Então é escolhido outro dançarino para no lugar de Brett, que pode acabar perdendo o trabalho e sua paixão: Clare.
 
17/04/2017
Filmes da Semana de 17 a 23 de abril

"A Bolha Assassina" (segunda-­feira (17/04), 14h; domingo (23/04), 10h): Um meteorito cai nos arredores da cidade de Phoenixville, próximo ao local onde Steve Andrews (Steve McQueen) e a namorada, Jane Martin (Aneta Corsaut), estavam estacionados, admirando a paisagem. Na volta, eles quase atropelam um homem, que atravessa a frente do carro com gosmas nas mãos, sentindo muita dor. O casal o leva para o hospital e, logo depois, Steve retorna para o local da queda do objeto espacial e enxerga uma substância absorver uma pessoa. O jovem avisa à polícia, mas ele não é levado a sério e a bolha passa a ser uma ameaça para a cidade.

"A Audácia é Minha Lei" (terça-feira (18/04), domingo (23/04), 10h): Tennessee (John Payne) é o típico cafajeste. Vive sua vida entre jogos e mulheres e mantém um relacionamento com a duquesa de um bordel (Rhonda Fleming). Tennessee tem sua vida salva por Cowpoke (Ronald Reagan), que veio para a cidade encontrar sua noiva Goldie Slater (Coolen Gray), que viaja num barco a vapor para encontrá-lo. Ao chegada da mulher põe a prova a recente amizade entre Tennessee e Cowpoke.
 
“Grito de Indignação” (quarta­-feira (19/04), 14h; domingo (23/04), 14h): Um grupo de garotos é treinado por um ladrão e vira uma gangue. Os jovens recebem instruções para cometer os crimes através de códigos feitos em gibis. Numa das ações, os garotos decepcionam seu mestre.
 
"Testemunha de Acusação"
(quarta­-feira (19/04), 21h; quinta-­feira (20/04), 14h; domingo (23/04), 16h): Leonard Vole (Tyrone Power) foi preso por ter cometido assassinato. O experiente advogado Wilfrid Robarts (Charles Laughton) aceita o caso, mesmo tendo ordens médicas de não se envolver em casos difíceis. O único álibi do acusado é o testemunho de sua esposa Christine Vole (Marlene Dietrich) que, ao invés de colocar-se ao lado do marido, torna-se uma testemunha de acusação.
 
"Dama Por Um Dia" (sexta­-feira (21/04), 14h; sábado (22/04), 21h; domingo (23/04), 18h): A vendedora de rua Apple Annie (Bette Davis) mentiu para a filha Louise (Jean Parker), que não via há anos, que era uma dama da alta sociedade. O problema é que sua filha virá visitá-la para apresentar-lhe seu noivo, um jovem rico e garboso. Seu amigo Dave (Warren Willian), um suposto homem rico e requintado, ajuda Apple a se passar por milionária.
 
17/04/2017
Ópera "Lucia di Lammermoor" dia 21/abril

     "Lucia di Lammermoor" é uma ópera em três atos de Gaetano Donizetti, com libreto de Salvatore Cammarano, baseada no romance "The Bride of Lammermoor" (A Noiva de Lammermoor), de Walter Scott.
     A estória se passa nas colinas esfumaçadas escocesas, onde os amantes Lucia e Edgardo são separados devido a brigas familiares. Forçada a casar-se com um homem que não ama, Lucia vive momentos de insanidade que a leva assassinar o marido na noite de núpcias.
     A gravação a ser apresentada foi realizada com o Coral da Ópera Australiana e com da Orquestra Elizabetana de Sidney, sob a regência de Richard Bonynge, tendo nos papéis principais Joan Sutherland, Richard Greager e Malcolm Donnelly.
     A UNITV apresenta "Lucia di Lammermoor" neste sábado, dia 21 de abril, às 14h.
 
13/04/2017
Você Acredita em Destino?

     O primeiro Efêmera Arte do ano traz a peça Almodóvar Motopeças. O destino junta personagens com histórias completamente diferentes numa oficina mecânica, gerando situações inusitadas e cômicas, que acabam num grande problema que eles precisam resolver juntos.
     No programa, diretora e atores da peça, explicam o processo de criação da obra teatral. Eles contam como foi pensada a apresentação desde a construção dos personagens, passando pela montagem do cenário, até a trilha sonora e iluminação.
     Almodóvar Motopeças está em cartaz, no Campus Centro da UFRGS, na Sala Qorpo Santo, todas as quartas-feiras do mês de abril às 12:30h e às 19:30h. A entrada é gratuita. 
     O Efêmera Arte - Almodóvar Motopeças vai ao ar na sexta-feira (14/04) às 18h e às 23h, sábado (15/04) às 13h e segunda-feira (17/04) às 13h, no espaço Especiais Cultura.
 
10/04/2017
Ópera "Sansão e Dalila" dia 15 de abril

     "Sansão e Dalila" é uma ópera em três atos do compositor francês Camille Saint-Saens, com libreto de Ferdinand Lamaire. A obra é baseada nos capítulos 13 a 16 do "Livro dos Juízes", da Bíblia.
      Sansão era um guerreiro que derrotava todos os seus inimigos, graças a sua imensa força física. Ao apaixonar-se por Dalila, ele revela o segredo de suas vitórias e acaba traído pela mulher.
      A gravação a ser apresentada foi realizada pela Ópera de São Francisco, sob a regência de Julius Rudel. A apresentação conta com a participação de Plácido Domingo, Shirley Varret e Wolfgang Brendel.
      A UNITV apresenta "Sansão e Dalila" neste sábado, dia 15 de abril, às 14h.
 
10/04/2017
Filmes da Semana de 10 a 16 de abril

"Três Homens Desesperados" (segunda-­feira (10/04), 14h; domingo (16/04), 10h): Quando eles descobrem que seu irmão Matt Denton (Ross Latimer) está aguardando julgamento na Califórnia, acusado de roubo de trem, Tom Denton (Preston Foster) e Fred Denton (Jim Davis) deixam sua casa em Fort Grant, no Texas. Chegam em Tulare a tempo de salvar Matt de ser enforcado, mas um guarda é morto durante a fuga. Ed Larkin (Rory Mallinson), que prendeu Matt, os acusa de uma longa lista de crimes. Logo todo o território está enfurecido por suas ações.
 
"Tarzan e a Tribo Nagazu" (terça-feira (11/04), domingo (16/04), 10h): Futa (James Edwards), feiticeiro da tribo Nagasu, vê seu poder diminuir quando o médico Dr. Sturdy (Carl Benton Reid) e sua filha Ann Sturdy (Jil Jarmyn) começam a tratar as pessoas da selva com técnicas da medicina moderna. O aliado de Futa, Ramo (Woody Strode), ataca os médicos, que são protegidos por Tarzan. Após um crocodilo atacar uma jovem, Tarzan leva a moça até o posto de saúde, mas a jovem acaba não resistindo e morre. Futa aproveita-se da situação e ordena que só a morte da mulher de Tarzan pode restabelecer a paz na tribo.
 
“Vencendo o Medo”
(quarta­-feira (12/04), 14h; domingo (16/04), 14h): Baseado na vida do jogador de baisebol Jymmi Piersal, interpretado por Anthony Perkins. Piersal precisou lutar contra uma doença mental durante a sua carreira, até consagrar-se como um dos grandes astros do esporte.
 
"Tokyo Joe"
(quarta­-feira (12/04), 21h; quinta-­feira (13/04), 14h; domingo (16/04), 16h): Joe Barrett (Humphrey Bogart) é um aviador e herói de guerra norte-americano. Ele acredita que a sua esposa Trina (Florence Marly) morreu no Japão durante a Segunda Guerra. Mas quando ele retorna a Tóquio, descobre que ela está viva e que e a mulher tem uma filha de sete anos. Porém, Trina está casada com o advogado Mark Landis (Alexander Knox). No Japão, Joe é obrigado, pelo barão Kimura, a conduzir uma operação de contrabando aéreo, ou o nobre ameaça revelar publicamente o envolvimento de Trina com propaganda de guerra.
 
"O Fantasma da Ópera" (sexta­-feira (14/04), 14h; sábado (15/04), 21h; domingo (16/04), 18h):
A ópera de Paris tem como seu principal violinista Erique Claudin (Claude Rains). Apaixonado por Christine (Susanna Foster), Claudin paga, secretamente, aulas de canto para a moça.  A vida do músico toma um rumo inesperado quando a companhia o demite e ele tem sua obra roubada. Na tentativa de recuperar seu trabalho, Claudin tem seu rosto desfigurado. Ele passa, então, a viver no teatro e comete alguns assassinatos, por vingança, acabando por sequestrar Christine. Os pretendentes da cantora, Raoul Daubert (Edgar Barrier) e Anatole Garron (Nelson Eddy), arriscam-se para encontrar o fantasma da ópera.
 
05/04/2017
Enxames de Abelhas no Universo 06/abr

     O Simplifísica estréia, em 2017, na UNITV, com a primeira parte do programa Aglomerados Globulares: "Enxames de Abelhas" no Universo, tema da palestra de Alan Alves Brito, professor do Instituto de Física da UFRGS.
     As estrelas tendem a se organizar no universo em aglomerados estelares, que podem ser abertos ou globulares. O estudo dos aglomerados estelares globulares nos ajuda a entender o processo de evolução das estrelas e a definir as estruturas das galáxias.
      A primeira parte do Simplifísica - Aglomerados Globulares: "Enxames de Abelhas" no Universo vai ao ar na quinta-feira (06/04) às 18h e às 23h e na sexta-feira (07/04) às 8h e às 13h, no espaço Divulgação Científica.
 
03/04/2017
Ópera "Um Baile de Máscara" dia 08/abr

     "Um Baile de Máscara" é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Antonio Somma.
      Durante um baile de máscaras, conspiradores contra a coroa da Suécia executam um plano para assassinar o Rei Gustavo III.
      A gravação a ser apresentada foi realizada pela Metropolitan Opera House sob a regência de Giuseppe Patané, contando com a participação de Luciano Pavarotti, Katia Ricciarelli e Louis Quilico.
      A UNITV apresenta "Um Baile de Máscara" neste sábado, dia 08 de abril, às 14h.
 
03/04/2017
Filmes da Semana de 03 a 09 de abril

"Nas Garras do Morcego" (segunda-­feira (03/04), 14h; domingo (09/04), 10h): Começa uma série de assassinatos na cidade onde mora a escritora Cornelia Van Gorder (Agnes Moreehead). O morcego é a marca registrada do serial killer, que é apelidado com o nome do animal. Durante a onda de crimes o médico Dr Malcon Wells (Vicent Price) vem pesquisando sobre morcegos e, logo, acaba tornando-se o principal suspeito (imagem).

"Trindade Violenta"
(terça-feira (04/04), domingo (09/04), 10h): A trama começa quando o ex-oficial Colt Saunders (Charlton Heston) resolve casar-se repentinamente com Lorna Hunter (Anne Baxter), sem saber que a mulher era uma dançarina de saloon. O casal vai morar no antigo rancho da Saunders e, ao chegar lá, descobrem que a propriedade foi taxada num valor que eles não têm condições de pagar. Como se não bastasse, o problemático irmão dele, Cinch Saunders (Tom Tryon), aparece para causar mais problemas.

“Romance” (quarta­-feira (05/04), 14h; domingo (09/04), 14h): Harry (Elliot Nugett) está apaixonado por uma atriz. O jovem deseja casar-se com ela, mas sua família opõe-se ao relacionamento. Sem saber o que fazer ele vai até o padre Tom Armstrong (Gavin Gordon) atrás de conselhos. Para surpresa de Harry, o padre conta-lhe de sua história de amor que viveu com Rita (Greta Garbo), uma cantora de ópera nova iorquina.

"Dinheiro do Céu"
(quarta­-feira (05/04), 21h; quinta-­feira (06/04), 14h; domingo (09/04), 16h): Após ser condenado por um assassinato que não cometeu, o cantor Larry (Bing Crosby) acaba preso. Na cadeia, o colega de cela de Larry pede a ele que se assegure que a família do homem que ele matou receba sua herança, assim que o cantor cumprir sua pena. No entanto, a casa que o companheiro de Larry deixou é mal-assombrada e os fantasmas da casa colocam Larry e a família em situações muito engraçadas.

"Transatlântico de Luxo"
(sexta­-feira (07/04), 14h; sábado (08/04), 21h; domingo (09/04), 18h): A grande embarcação torna-se palco de belas apresentações musicais. Polly Bradford (Jane Powell), filha do capitão, canta para os passageiros a bordo e vive uma história de amor com Denis Mulvy (Thomas E. Breen). O capitão Jeremy Bradford (George Brent), contagiado pelo clima da viagem também vive momentos de romance com Laura Dene (Frances Gifford).
 
 
© UNITV – TV Universidade. Todos os direitos reservados.
Campus Central da UFRGS • Rua Sarmento Leite, 426 • Centro • Porto Alegre/RS
(51) 3308.3017 • radiodir@ufrgs.brwww.unitv.tv.br
 
  Erudito
13h30min
 
 
  Sessão Livre
(Filme 5)
"Charlie Chan - Assassinato em Nova York"
14h00min
 
 
  UNITV Documenta
16h00min